NOTÍCIA
COMO FICARÁ ARMAZÉM DA UTOPIA, NO PORTO, APÓS REFORMA DE R$ 35 MILHÕES
Prédio anexo será reformulado e ganhará restaurante com vista para a Baía de Guanabara. Obras deverão terminar até abril de 2024.
Veja Rio em 12 de Setembro de 2023
Por Redação – Rio de Janeiro
Administrado pela Companhia Ensaio Aberto, o Armazém da Utopia passa desde agosto por uma restauração em seu galpão principal – e em breve ganhará mudanças em seu anexo. O prédio aumentará de 1. 750 para 3.500 metros quadrados e ganhará um restaurante/café voltado à Baía de Guanabara.
Um dos principais atrativos para os visitantes deverá ser o pôr-do-sol no local, com vista para a Ponte Rio-Niterói e o Museu do Amanhã, além dos navios que passam pela região. “A proposta é oferecer mais opções culturais, além de criar uma nova área de contemplação da Baia de Guanabara” explicou ao Globo a diretora da Companhia Ensaio Aberto, Toca Moraes.
Com orçamento de R$ 35 milhões, a reforma do prédio principal e o Retrofit do anexo estão previstos em um contrato de concessão firmado com a prefeitura por 30 anos. Os recursos foram captados por renúncia fiscal via Lei Rouanet. As empresas Shell e Vale do Rio Doce estão entre as patrocinadoras do projeto.
Com possibilidade de funcionar com diferentes tipos de palco, o espaço poderá ter de 256 a 400 lugares para o público. A previsão é que as obras sejam concluídas até abril de 2024. Para a reabertura, já está prevista a estreia de uma nova montagem de O Rei da Vela, escrita por Oswald de Andrade, em 1933.