GALERIA – VÍDEOS

QUORUM – Inspira

O projeto e implantação da nova sede da INSPIRA REDE DE EDUCADORES foi uma nova e feliz experiência para o cliente e todas equipes envolvidas. A partir de uma decisão arrojada da direção da INSPIRA começamos o projeto do escritório de 800m2 em março de 2020, justamente num momento em que os trabalhos eram direcionados à serem desenvolvidos de forma remota e a partir da residência dos profissionais. Onde as reuniões eram feitas por aplicativos e não presenciais.

O resultado foi que num prazo de 3 meses e meio foi desenvolvido o projeto, executada a obra e montado o escritório para ocupação e uso.

Nesse projeto utilizamos o conceito de espaço integrado “open space” com “Design Biofílico” que é uma forma contemporânea de criar ambientes que trazem bem estar e colabora para a saúde do usuário.

Para entender melhor esse conceito é importante decompor a palavra “biofilia” – Bio significa “Vida” e Philia exprime a ideia de amizade, amor num sentido sublime, predileção. Essa expressão se tornou popular em 1984 através de um livro de Edward Wilson onde ele descrevia a biofilia como uma tendência natural de voltarmos nossa atenção às coisas vivas, portanto Biofilia nos traz o sentido de amor à vida, predileção aos sistemas vivos.

Daí transportamos essa ideia para esse projeto, para que o colaborador ao usar o espaço se sinta em pleno contato com a natureza, seja essa sensação real ou no seu imaginário.

No escritório da INSPIRA o olho do expectador está permanentemente em contato com plantas, com a vista que transpassa a Baia da Guanabara e chega até Niterói, e com o estimulo visual de um gramado e plantas permanentes estrategicamente colocados nos locais de descanso do funcionário. No espaço de estar e descompressão a percepção é de estar sob caramanchões, com um recurso utilizado aplicando heras em telas suspensas e utilizamos ramos  de videiras colocados no forro do refeitório, nesse caso plantas permanentes.

Isso só foi possível utilizar pelo perfil da empresa e pela grandiosidade espacial do local, que tem um pé direito hiper generoso e uma iluminação natural excepcional.

Pouquíssimos escritórios permitem essa percepção de contato com a natureza e liberdade ao usuário como o novo escritório da Inspira proporciona.

Inspira 2 – Vídeo Institucional

QUORUM – 20 Anos

Em 31 de março de 2008 comemoramos na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé os “20 anos da Quorum Rio”.

Para o evento produzimos esse filme, com a direção e roteiro do diretor Roberto Naar, que conta um pouco da nossa história e apresenta alguns dos trabalhos que realizamos na área de restauro de patrimônio histórico no Brasil ao longo desses anos.

Semanas antes, no dia 8 de março de 2008, essa antiga Capela Real foi reaberta ao público como marco das comemorações dos 100 anos da chegada da família Real Portuguesa no Brasil.

Junto com o restauro foi produzido um espetáculo de Som e Luz sobre a história da vinda da Família Real e origens dessa Igreja.

Nós escolhemos esse local pois acabávamos de realizar para a Fundação Roberto Marinho o gerenciamento dos projetos e obras de restauro dessa igreja e da implantação desse espetáculo.

Lembramos com muito orgulho desse trabalho, não só pela importância da Igreja e do que ela representava naquele momento, como também porque enquanto eram executados os restauros das paredes e forros, das telas, pinturas e douramentos, era também realizada a adequação de instalações ao momento atual e restauro com pintura decorativa nas fachadas. Tudo com um cuidadoso processo de análise e estudos..

Durante as obras também foi realizada a arqueologia em busca das fundações da Ermida de Nossa Senhora do Ó e das fundações precursoras da Igreja atual.

Para a Quorum Rio esse foi um momento de tripla comemoração. Ao mesmo tempo que comemorávamos os 20 Anos da Quorum Rio, era entregue esse trabalho e era dado início ao gerenciamento de outro monumento emblemático para a cidade, o restauro do THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO que também se preparava para as comemorações de 100 anos de sua construção, 14 de julho de 2009.

2019 ©  Quorum Consultoria e Projetos. All rights reserved.